TEMPLO DE FOGO - O Vidente
TEMPLO DE FOGO-O Vidente(Ind nac)
Uma velha conhecida dos leitores da Strike e um dos vizinhos mais honrados e brilhantes, TDF vem da cidade de Itu distante aproximadamente 35 Km do local da minha residência(Sorocaba/SP) a banda foi formada em 1998 e este é o seu décimo trabalho, demonstrando sempre uma constância em seus lançamentos e apesar de todas as adversidades, preconceitos e dificuldades estão aí firmes e fortes.
Praticando desde o inicio uma mescla de heavy com power metal melódico porém com vocais mais agressivos e sem tra lá lás, embebida nos anos 90 e com exceção de Judgement de 2003, todos os trabalhos foram compostos e cantados/ interpretados em portugues brasileiro sendo que todos são cristãos e a temática é sempre biblica e antes que os “haters” e preconceituosos entrem em ação, abram a sua mente doentia e preconceituosa por instantes e tentem ouvi-los como FÃS de heavy metal; eles não escondem para o que vieram e o fazem com muita competência e talento
O trabalho traz mais um belissima trabalho de arte realizado por Thiago Lopes(Opearart https://www.facebook.com/operax )e traz como conceito a vida e a mensagem dos profetas do Antigo Testamento e letras baseadas nos textos das escrituras, gravado em junho de 2017 no Estúdio Nova Terra na propria Itu e contou com a seguinte formação: líder e fundador Moisés Missão:guitarra e voz, guitarrista Lucas Gonçalves, baterista Ronaldo Vicente, baixista/vocal de apoio Décio Toninato e tecladista/vocal de apoio Fernando Miguel ( atualmente integram a banda Moisés Missão vocais, guitarristas Lucas Gonçalves/Jica Pelegrino(ex Brave) e baterista Zé Ronaldo)
Surpreendeu-me desta vez a produção e sonoridade do trabalho, bem superior aos anteriores-eles ouviram meus conselhos-pesado e claro na medida correta, mas como fã, gostaria de ouvir mais guitarras(inclusive solos; espero ouvi-lo no próximo detonando, grande Jica!) e contrabalancear isso com os teclados que por algumas vezes estão bem altos, sendo que o trabalho tem uma linearidade muito boa mas sem composições parecidas entre si e aqui sem a minima cara de pau copio um texto bem explicativo sobre as composições do trabalho: “o Vidente” baseia-se em uma linha de profetas do Antigo Israel chamados de Nabiy’, Chozeh e Ra’ah, Is 6.1-3; ISm 9.9; 16.1-13; Dn 7.1-8; Zc 3.1-10. (ver: http://lagrimasportuacausa.blogspot.com.br/2016/01/o-profeta-e-o-vidente.html). A música “Terra Especial” e “Alguém” conta a trajetória de Moisés com o povo de Israel rumo a Terra prometida (Ex 12.1-51; 14.1-31). A música “Jeremias 7” baseia-se nas advertências do profeta contra as perversidades dos religiosos (Jr 7.1-34). “Oséias, o profeta do amor” é poetizado com o intenso amor de Javé pelo seu povo (Os 1.2,9; 2.1; 11.1; 14.1,4). A música “Elias”, retratará o episódio no monte Carmelo, onde Javé responde com fogo no desafio entre Elias e os profetas de Baal (IRs 18.1-40). A música “Teu Querer” é uma balada baseada na doutrina da Eleição Incondicional – homens como (Paulo) e outros, impactados pela escolha soberana de Deus (At 9.3; Rm 8.29,30). A música “Confiar nos profetas” baseia-se neste texto das Escrituras: “…Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis…” – A música relata o contexto deste pronunciamento contando a história do Rei Josafá (2Cr 20.20). Por fim, temos a música do profeta “Joel”, especificamente com uma mensagem sobre “O Dia do Senhor”. Essa música fecha o CD com a profecia da volta de JESUS e para quem é fã, cristão ou simpatizante aconselho a audição do trabalho no todo pois as composições são interligadas pelo conceito e temática, mas particularmente destaco: “O Vidente” a título justamente e especialmente pela sua parte lirica; “Alguém” não só pela letra mas pelo instrumental com um trecho extraído do Minueto em G maior de Johan Sebastian Bach; ; “Jeremias 7” estilisticamente parecida com as demais e com um inicio que lembra levemente “Ides Of March” do Iron Maiden, aqui faltou guitarra e sobrou teclados; “Teu Querer” o momento mais calmo do trabalho, uma balada emotiva e emocionante, “Confiar nos profetas” e finalmente “Joel, o dia do senhor” com as participações preciosas da vocalista Elaine Toninato e do guitarrista Hector Cardoso, um ótimo gran finale.
Mais um bom trabalho a se somar a cena cristã, que anda bem quieta e escassa de boas bandas e shows; agora é aguardar um novo trabalho com a nova “formação” .
(Eduardo de Souza Bonadia)