REBELLION - Wynd bid ful apaed - The history of the saxons
(Massacre Rec imp) 8/10
O quinteto alemão foi formado em 2001 com a saída do guitarrista Uwe Lulis em 2000 levando consigo o baixista Tomi Gottlich e também a idéia de sempre ou quase sempre lançar álbuns conceituais(o que havia se tornado uma constante no GD) e somente o segundo trabalho “Born A Rebel “ não seguiu esta linha.
Durante todos estes anos eles lançaram sete álbuns e tiveram inúmeras mudanças na formação; Uwe deixou a banda em 2010 e hoje integra o Accept e atualmente compõem a banda além de Tomi e o vocalista Michael Seifert(bravamente desde o inicio) guitarristas Oliver Geibig/Stephan Karut e o baterista Timo Schneider e talvez por um azar ou outro: empresariamento ruim, falta de divulgação ,etc eles nunca atingiram o patamar merecido pois todos seus trabalhos trazem um heavy metal de ótima qualidade com musicalidade esmerada e produção profissional.
Para não fugir a regra este mais recente petardo também é conceitual ; depois de uma trilogia sobre os vikings, um trabalho sobre Arminius agora a história dos anglosaxões de uma forma épica ,heroica e escrita por Tomi que deve ter feito uma bela pesquisa como sempre para tal.
Deste vez eles enxugaram as narrações deixando-as no mínimo e “meteram bronca” nas composições sendo estes um dos melhores e mais intensos trabalhos do quinteto até o momento e não vou aqui perder tempo com destaques pois ele deve ser apreciado como um todo; uma ressalva somente a própria “Wynd bid ful anaed” que tem um licks suspeitos que soam moderninhos demais no contexto geral da banda, mas enfim, pode ser apreciado sem medo as doze composições do petardo.
Hoje o Rebellion não é uma banda que vive pela banda; provavelmente todos seus componentes tem seus empregos fixos e os trabalhos são lançados com irregularidade porém quando lançados mostram uma qualidade e profissionalismo impecáveis. Heavy Metal para fãs de heavy metal!
(Eduardo de Souza Bonadia)